10 Segundos

Pós-produção.

"10 Segundos para vencer, muitas horas de pós-produção."

“10Segundos para Vencer” surpreende pela quantidade e complexidade de efeitos visuais e o resultado não poderia ser diferente: o espectador se ambienta completamente no clima tenso e na época em que o lutador Efer Jofre conquista oprêmio de campeão mundial de boxe.

Um lutador, um técnico e um sonho não tão emcomum entre eles: vencer o campeonato mundial no esporte. Rodeado por muitas crises existenciais, Eder Jofre (Daniel de Oliveira), famoso “Galinho de Ouro”, tem suahistória contada com base em suas constantes crises existenciais e as dúvidas entre seguir a carreira de lutador, ou tornar-se um marido presente e amado. O enredo aborda também a obsessão de seu pai e treinador (Omar Prado) em conquistar o prêmio junto ao filho, além de todos os demais empecilhos encontrados ao longo da trajetória até o campeonato.

O longa-metragem de José Alvarenga Junior apresenta a biografia de Eder de forma dinâmica e com enfoque nas fases maisimportantes de sua vida, mantendo-se fiel ao que o competidor viveu. Segundo o colorista do filme, Fabinho Souza, o filme se inicia com imagens captadas em cor e transformadas em preto ebranco, onde desenhou uma curva de contraste para conseguir uma pele bem destacada e as texturas da imagem intensificadas. Utilizou também um filtro para dar um softclip nas altas luzes. Para gerar ainda mais contraste, adaptava a curva encontrada para o material colorido e ajustou os tons para que se mantivessem dentro da paleta desejada, criando esse efeito clássico da época.

Para dar maior veracidade às cenas aolongo da história, o supervisor de efeitos visuais, Eduardo Amodio, afirma quea equipe teve diversos desafios até alcançar o resultado desejado. Durante 4 meses, os profissionais sededicaram para realizar um dos maiores efeitos do filme: a construção digitaldo Estádio Olímpico de Los Angeles (junto à plateia) e de cada um dos planos deluta da sequência, que dura cerca de 8 minutos. Foram aproximadamente 100 shotsincluindo efeitos.

Segundo o supervisor, o trabalho de efeitos começou desde a pré-produção,quando se reuniram com os produtores, diretor e fotógrafo e estudaram a melhormaneira de filmar e fazer a pós. Na filmagem, foram construídos um ringue real,o chão e as cadeiras ao redor do local, para que tivessem a figuração presenteno estádio, ou seja, as pessoas próximas da câmera eram reais. Além disso, cobriramo entorno com chroma e em CG recriou-se o local e a plateia. A realizaçãodesses efeitos foi muito complexa.

O recorte era bem complexo por conta dos movimentos rápidos dos lutadores e dacâmera, pois geravam muito motion blure planos com desfoques, dificultando ainda mais. O tracking de algumas cenasmais fechadas também gerou muita complexidade, pois não havia muita referênciado movimento (devido aos planos fechados). Nesses casos, a equipe teve querecriar os movimentos de câmera frame por frame.

Fora esse efeito principal, alguns shots tiveram elementos modernos apagados, poisse tratava de um filme de época. Nesse sentido, a equipe inseriu os atores filmadosem imagens de arquivo, o que exigiu um tratamento na imagem filmada para que elase parecesse com um filme antigo.

Apesar de tratar-se de uma história sobre luta e a construçãoda carreira do pugilista, aborda a relação de pai e filho. O enredo nos intrigacom a preocupação e dedicação do pai em ver o filho crescer e se tornar o quetanto sonhou. A história ainda abre espaço para umadiscussão séria sobre a violência presente no esporte, além do espaço queadquiriu dentro da sociedade atual, que vem ficando cada vez mais politicamentecorreta.

Por fim, o supervisorde efeitos acrescenta que considera esse um de seus melhores trabalhos. Aequipe ficou muito feliz com todo o resultado e o cliente, inclusive, tambémelogiou bastante o trabalho da O2 Pós.

Beatriz Kaiser
March 7, 2019

The Worst Advice We've Ever Heard About Web Design

Read More

Unicórnio

Read More

Marighella

Read More

10 Segundos

Read More
X

Serviços

A O2 Pós opera no modelo “one-stop-shop”, acompanhando a parte visual dos projetos do início ao fim. Cada etapa do processo conta com um departamento próprio especializado naquele tipo de serviço. Isso permite equipes especialistas com alta qualidade e velocidade de entrega em diferentes etapas de Pós-Produção, como laboratório digital, ilha de edição, conform, cor, arte, efeitos visuais e deliveries. Cada departamento específico possui uma linha de produção segmentada de alta competência, com uma comunicação fluída entre as diferentes áreas de maneira que o processo aconteça com o menor número de erros possíveis.

3D VFX

Comp VFX

Motion

Color

Editing

Digital LAB

Conform

Deliveries

Q.C.

X

Arte

Visual Effects

Color Grading