10 Segundos

Pós-produção.

"10 Segundos para vencer, muitas horas de pós-produção."

“10Segundos para Vencer” surpreende pela quantidade e complexidade de efeitos visuais e o resultado não poderia ser diferente: o espectador se ambienta completamente no clima tenso e na época em que o lutador Efer Jofre conquista oprêmio de campeão mundial de boxe.

Um lutador, um técnico e um sonho não tão emcomum entre eles: vencer o campeonato mundial no esporte. Rodeado por muitas crises existenciais, Eder Jofre (Daniel de Oliveira), famoso “Galinho de Ouro”, tem suahistória contada com base em suas constantes crises existenciais e as dúvidas entre seguir a carreira de lutador, ou tornar-se um marido presente e amado. O enredo aborda também a obsessão de seu pai e treinador (Omar Prado) em conquistar o prêmio junto ao filho, além de todos os demais empecilhos encontrados ao longo da trajetória até o campeonato.

O longa-metragem de José Alvarenga Junior apresenta a biografia de Eder de forma dinâmica e com enfoque nas fases maisimportantes de sua vida, mantendo-se fiel ao que o competidor viveu. Segundo o colorista do filme, Fabinho Souza, o filme se inicia com imagens captadas em cor e transformadas em preto ebranco, onde desenhou uma curva de contraste para conseguir uma pele bem destacada e as texturas da imagem intensificadas. Utilizou também um filtro para dar um softclip nas altas luzes. Para gerar ainda mais contraste, adaptava a curva encontrada para o material colorido e ajustou os tons para que se mantivessem dentro da paleta desejada, criando esse efeito clássico da época.

Para dar maior veracidade às cenas aolongo da história, o supervisor de efeitos visuais, Eduardo Amodio, afirma quea equipe teve diversos desafios até alcançar o resultado desejado. Durante 4 meses, os profissionais sededicaram para realizar um dos maiores efeitos do filme: a construção digitaldo Estádio Olímpico de Los Angeles (junto à plateia) e de cada um dos planos deluta da sequência, que dura cerca de 8 minutos. Foram aproximadamente 100 shotsincluindo efeitos.

Segundo o supervisor, o trabalho de efeitos começou desde a pré-produção,quando se reuniram com os produtores, diretor e fotógrafo e estudaram a melhormaneira de filmar e fazer a pós. Na filmagem, foram construídos um ringue real,o chão e as cadeiras ao redor do local, para que tivessem a figuração presenteno estádio, ou seja, as pessoas próximas da câmera eram reais. Além disso, cobriramo entorno com chroma e em CG recriou-se o local e a plateia. A realizaçãodesses efeitos foi muito complexa.

O recorte era bem complexo por conta dos movimentos rápidos dos lutadores e dacâmera, pois geravam muito motion blure planos com desfoques, dificultando ainda mais. O tracking de algumas cenasmais fechadas também gerou muita complexidade, pois não havia muita referênciado movimento (devido aos planos fechados). Nesses casos, a equipe teve querecriar os movimentos de câmera frame por frame.

Fora esse efeito principal, alguns shots tiveram elementos modernos apagados, poisse tratava de um filme de época. Nesse sentido, a equipe inseriu os atores filmadosem imagens de arquivo, o que exigiu um tratamento na imagem filmada para que elase parecesse com um filme antigo.

Apesar de tratar-se de uma história sobre luta e a construçãoda carreira do pugilista, aborda a relação de pai e filho. O enredo nos intrigacom a preocupação e dedicação do pai em ver o filho crescer e se tornar o quetanto sonhou. A história ainda abre espaço para umadiscussão séria sobre a violência presente no esporte, além do espaço queadquiriu dentro da sociedade atual, que vem ficando cada vez mais politicamentecorreta.

Por fim, o supervisorde efeitos acrescenta que considera esse um de seus melhores trabalhos. Aequipe ficou muito feliz com todo o resultado e o cliente, inclusive, tambémelogiou bastante o trabalho da O2 Pós.

Beatriz Kaiser
March 7, 2019

Unicórnio

Read More

Marighella

Read More

The Worst Advice We've Ever Heard About Web Design

Read More

10 Segundos

Read More
X

Serviços

A O2 Pós opera no modelo “one-stop-shop”, acompanhando a parte visual dos projetos do início ao fim. Cada etapa do processo conta comum departamento próprio especializadonaquele tipo de serviço. Isso permite equipes especialistas com alta qualidadee velocidade de entrega em diferentes etapas de Pós-Produção, como laboratório digital, ilha de edição, conform, cor, arte, efeitos visuais e deliveries. Cada departamentoespecífico possui uma linha de produção segmentada de alta competência, com umacomunicação fluída entre as diferentes áreas de maneira que o processo aconteçacom o menor número de erros possível.

3D VFX

Comp VFX

Motion

Color

Editing

Digital LAB

Conform

Deliveries

Q.C.

X

Arte

Visual Effects

Color Grading