Marighella

De 1964 a 2019.

"Mas sim do Brasil de agora"

Símbolo de resistência, de luta, de causa. Carlos Marighella, o político, guerrilheiro e escritor brasileiro, tem sua história contada no longa-metragem de Wagner Moura, “Marighella”, que, em conjunto à O2 Filmes e à O2Pós, realizou a produção e pós-produção.

O filme passa-se em meados de 1960, retratando a época de Ditadura Militar e aconstante luta do político em resistir às circunstâncias, até ser preso. O enredo conta ainda com atuações renomadas: o protagonista será vivido por Seu Jorge, Adriana Esteves interpreta Clara e Bruno Gagliasso, Lúcio. Como trata-se de um filme de época, a O2 Pós teve um grande papel na parte de efeitos visuais, por estarmos em pleno século 21 e termos um país repleto de modernidades como cenário. Dessa forma, nosso supervisor de efeitos visuais, Saulo Silva, conta como foi realizar um projeto tão grande.

Segundo Saulo, “Marighella” é um filme de efeitos invisíveis, tivemos muito trabalhopara descaracterizar o aspecto moderno da cidade e caracterizar a época. Tiramos todas as modernidades: radares, objetos nas ruas, placas, etc. Junto ao colorista Luciano Santa Bárbara (Foca) e ao fotógrafo Adrian Teijido,tivemos uma caracterização ainda melhor. Foca conta que o fotógrafo desejavauma marcação de luz sem muita alteração, que fosse mais próxima do real, porémcom certa textura, para justamente trazer o aspecto antigo. Dessa forma, ocolorista aplicou uma textura nos tons de preto, junto aos tons de magenta everde para criar esse visual retrô. Tivemos muito cuidado nas cenas externas,pois à noite criamos uma iluminação distinta com vapor de sódio, assim, a corse direcionava para tons mais amarelados.

Acabamos obtendo um resultado muito escuro e denso, que se encaixou perfeitamente noroteiro, porém com uma atmosfera menos contrastada por tratar-se de um filmeque se passa no final dos anos 60. Embora a equipe tenhatido muito trabalho em “maquiar” o cenário dos dias de hoje, procuramosutilizar e aproveitar ao máximo o que era real em cada cena, e acrescentar oque faltasse nos efeitos em pós-produção, que se somaram à realidade.

Um empecilho que tivemos com as câmeras foi com os gaps de filmagem. Tivemos quefazer com que os efeitos não captados fossem substituídos e compensados em pós,podendo ser vistos nas cenas. Exemplo disso, foi uma cena em que temospouquíssimos shots de armas disparando. No entanto, junto à impecável produçãoe direção, Wagner conseguiu conduzir os atores para que passassem a sensaçãodas cenas, antes mesmo de termos tiros e explosões, o que nos facilitou muitona parte de pós-produção.

Muitas de nossas cenas foram filmadas no Rio de Janeiro, na Bahia e em São Paulo, alémde estradas no interior do Rio e de São Paulo. Em uma dessas cenas, tivemos asorte de conseguir filmar uma cena com um tanque de guerra extremamente antigo,de um colecionador, e usamos em dois takes.

SegundoWagner Moura, apesar de retratar a Ditadura Militar, a abordagem do filme éatual, não se trata apenas do Brasil de 64, mas sim do Brasil de agora.

O filme tem sua estreiaprevista para o primeiro semestre de 2019, mas tem sua primeira exibição aopúblico no 69° Festival Internacional de Berlim, dia 17 de fevereiro, sendo selecionadopara a Mostra Competitiva. O longa será apresentado no maior cinema, com tapetevermelho e debate após o término e, embora não esteja concorrendo a prêmios nofestival, representa o cinemanacional com uma história fascinante, inspiradora e, principalmente, real. Nãodeixe de assistir.

Beatriz Kaiser
March 7, 2019

The Worst Advice We've Ever Heard About Web Design

Read More

7 Things About Web Design Your Boss Wants To Know

Read More

Unicórnio

Read More

Labirinto da Saudade

Read More
X

Serviços

A O2 Pós opera no modelo “one-stop-shop”, acompanhando a parte visual dos projetos do início ao fim. Cada etapa do processo conta comum departamento próprio especializadonaquele tipo de serviço. Isso permite equipes especialistas com alta qualidadee velocidade de entrega em diferentes etapas de Pós-Produção, como laboratório digital, ilha de edição, conform, cor, arte, efeitos visuais e deliveries. Cada departamentoespecífico possui uma linha de produção segmentada de alta competência, com umacomunicação fluída entre as diferentes áreas de maneira que o processo aconteçacom o menor número de erros possível.

3D VFX

Comp VFX

Motion

Color

Editing

Digital LAB

Conform

Deliveries

Q.C.

X

Arte

Visual Effects

Color Grading