Marighella

De 1964 a 2019.

"Mas sim do Brasil de agora"

Símbolo de resistência, de luta, de causa. Carlos Marighella, o político, guerrilheiro e escritor brasileiro, tem sua história contada no longa-metragem de Wagner Moura, “Marighella”, que, em conjunto à O2 Filmes e à O2Pós, realizou a produção e pós-produção.

O filme passa-se em meados de 1960, retratando a época de Ditadura Militar e aconstante luta do político em resistir às circunstâncias, até ser preso. O enredo conta ainda com atuações renomadas: o protagonista será vivido por Seu Jorge, Adriana Esteves interpreta Clara e Bruno Gagliasso, Lúcio. Como trata-se de um filme de época, a O2 Pós teve um grande papel na parte de efeitos visuais, por estarmos em pleno século 21 e termos um país repleto de modernidades como cenário. Dessa forma, nosso supervisor de efeitos visuais, Saulo Silva, conta como foi realizar um projeto tão grande.

Segundo Saulo, “Marighella” é um filme de efeitos invisíveis, tivemos muito trabalhopara descaracterizar o aspecto moderno da cidade e caracterizar a época. Tiramos todas as modernidades: radares, objetos nas ruas, placas, etc. Junto ao colorista Luciano Santa Bárbara (Foca) e ao fotógrafo Adrian Teijido,tivemos uma caracterização ainda melhor. Foca conta que o fotógrafo desejavauma marcação de luz sem muita alteração, que fosse mais próxima do real, porémcom certa textura, para justamente trazer o aspecto antigo. Dessa forma, ocolorista aplicou uma textura nos tons de preto, junto aos tons de magenta everde para criar esse visual retrô. Tivemos muito cuidado nas cenas externas,pois à noite criamos uma iluminação distinta com vapor de sódio, assim, a corse direcionava para tons mais amarelados.

Acabamos obtendo um resultado muito escuro e denso, que se encaixou perfeitamente noroteiro, porém com uma atmosfera menos contrastada por tratar-se de um filmeque se passa no final dos anos 60. Embora a equipe tenhatido muito trabalho em “maquiar” o cenário dos dias de hoje, procuramosutilizar e aproveitar ao máximo o que era real em cada cena, e acrescentar oque faltasse nos efeitos em pós-produção, que se somaram à realidade.

Um empecilho que tivemos com as câmeras foi com os gaps de filmagem. Tivemos quefazer com que os efeitos não captados fossem substituídos e compensados em pós,podendo ser vistos nas cenas. Exemplo disso, foi uma cena em que temospouquíssimos shots de armas disparando. No entanto, junto à impecável produçãoe direção, Wagner conseguiu conduzir os atores para que passassem a sensaçãodas cenas, antes mesmo de termos tiros e explosões, o que nos facilitou muitona parte de pós-produção.

Muitas de nossas cenas foram filmadas no Rio de Janeiro, na Bahia e em São Paulo, alémde estradas no interior do Rio e de São Paulo. Em uma dessas cenas, tivemos asorte de conseguir filmar uma cena com um tanque de guerra extremamente antigo,de um colecionador, e usamos em dois takes.

SegundoWagner Moura, apesar de retratar a Ditadura Militar, a abordagem do filme éatual, não se trata apenas do Brasil de 64, mas sim do Brasil de agora.

O filme tem sua estreiaprevista para o primeiro semestre de 2019, mas tem sua primeira exibição aopúblico no 69° Festival Internacional de Berlim, dia 17 de fevereiro, sendo selecionadopara a Mostra Competitiva. O longa será apresentado no maior cinema, com tapetevermelho e debate após o término e, embora não esteja concorrendo a prêmios nofestival, representa o cinemanacional com uma história fascinante, inspiradora e, principalmente, real. Nãodeixe de assistir.

Beatriz Kaiser
March 7, 2019

10 Segundos

Read More

Marighella

Read More

7 Things About Web Design Your Boss Wants To Know

Read More

The Worst Advice We've Ever Heard About Web Design

Read More
X

Serviços

A O2 Pós opera no modelo “one-stop-shop”, acompanhando a parte visual dos projetos do início ao fim. Cada etapa do processo conta com um departamento próprio especializado naquele tipo de serviço. Isso permite equipes especialistas com alta qualidade e velocidade de entrega em diferentes etapas de Pós-Produção, como laboratório digital, ilha de edição, conform, cor, arte, efeitos visuais e deliveries. Cada departamento específico possui uma linha de produção segmentada de alta competência, com uma comunicação fluída entre as diferentes áreas de maneira que o processo aconteça com o menor número de erros possíveis.

3D VFX

Comp VFX

Motion

Color

Editing

Digital LAB

Conform

Deliveries

Q.C.

X

Arte

Visual Effects

Color Grading