Labirinto da Saudade

Adaptação cinematográfica

"Quem somos, o quefizemos, as atrocidades que cometemos
e quais os caminhos temos a seguir."

Repleto de memórias,fantasias e, graças ao protagonista Eduardo Lourenço, muita filosofia. Numambiente fantástico, a O2 Pós ganhou muito destaque criando os efeitos,cenários inexistentes e a magia de se adentrar a mente brilhante do filósofoportuguês no longa “O Labirinto da Saudade”.

Como adaptação cinematográfica da obra de 1978 do filósofo e escritor Eduardo Lourenço, ofilme é uma biografia documentária e fantasiosa sobre o próprio escritor,trazendo todos os emblemas de um dos maiores pensadores portugueses. Dirigidopor Miguel Gonçalves Mendes, o longa-metragem explora e oscila entre os quatro traumas que definemo povo português: quem somos, o que fizemos, as atrocidades que cometemos equais os caminhos temos a seguir.

Navegando entre as memórias e fasesimportantes da vida de Eduardo, os efeitos visuais adquirem muita importância, quepersonificam os pensamentos e a mente do escritor e levam o espectador a viajarnas lembranças dele.

Há uma cena emque se viaja diretamente da Europa (que está em chamas) à Lua, em que osefeitos visuais têm tamanha importância. Adequando-se à proposta do conceitoapocalíptico idealizado pelo diretor, Gilmar e Diego visualizaram uma cenaextremamente irreal e lúdica, percorrendo as lembranças, momentos gloriosos efantasmas do passado do escritor. O filme conta com a aplicação de imagens em papéistambém, criando uma atmosfera fantástica e apenas real nos sonhos.

DomingosAquino, responsável pelas artes em 3D do longa-metragem, afirma que estudoutanto a história do país, quanto as vanguardas artísticas da época paraelaborar o cenário em que parte da história se desenvolve. Segundo Domingos, ocastelo que criou é inspirado na vanguarda Neo-manuelina.

Baseada no romantismo português, a vanguarda traz a tendência romântica, que assume o caráter nacionalista na construçãode grandes edifícios públicos e mistura a arquitetura portuguesa do século XIXcom o neogótico no restante da Europa.Além disso, trouxe referências do Surrealismo, presente nas obras de Escher,com as escadas que mesclam a perspectiva e os planos.

O filme é, doinício ao fim, uma viagem no tempo e pelos pensamentos de Eduardo, que sepoetizam ainda mais com os efeitos visuais.

Apesar de seruma biografia fantástica, o longa-metragem ainda traz a atuação de artistascomo Adriana Calcanhotto, Álvaro Siza Vieira, Pilar Del Río e o próprio EduardoLourenço, personificando pensamentos dele.

Não deixe de assistir à biografia do filósofo eescritor, e de presenciar sensações lúdicas através dos efeitos e cenários.

Beatriz Kaiser
March 7, 2019

Unicórnio

Read More

Marighella

Read More

Labirinto da Saudade

Read More

The Worst Advice We've Ever Heard About Web Design

Read More
X

Serviços

A O2 Pós opera no modelo “one-stop-shop”, acompanhando a parte visual dos projetos do início ao fim. Cada etapa do processo conta com um departamento próprio especializado naquele tipo de serviço. Isso permite equipes especialistas com alta qualidade e velocidade de entrega em diferentes etapas de Pós-Produção, como laboratório digital, ilha de edição, conform, cor, arte, efeitos visuais e deliveries. Cada departamento específico possui uma linha de produção segmentada de alta competência, com uma comunicação fluída entre as diferentes áreas de maneira que o processo aconteça com o menor número de erros possíveis.

3D VFX

Comp VFX

Motion

Color

Editing

Digital LAB

Conform

Deliveries

Q.C.

X

Arte

Visual Effects

Color Grading