Unicórnio

Longametragem - Correção de Cor

"Sobre cores, amores e um olhar artístico"

Envolto em uma atmosfera rústica e num cenário aconchegante, o longa-metragem “Unicórnio” nos envolve desde a primeira paisagem a aparecer, até a árvore recheada de frutos envenenados e os constantes silêncios melódicos, permeados por um show de luz e cor realçados por nossa pós-produção.

Sob a direção e roteiro de Eduardo Nunes, o longa é inspirado nos contos de Hilda Hilst, trazendo os artistas Patrícia Pilar, Bárbara Luz, Lee Taylor e Zé Carlos Machado como protagonistas. A história aborda as constantes mudanças e empecilhos que a jovem Maria (Bárbara Luz) sofre ao conviver com a mãe (Patrícia Leal) e um criador de cabras da redondeza (Lee Taylor), após seu pai (Zé Carlos Machado) ir embora de casa. Exibido no 19º Festival do Rio e no 68° Festival de Berlim, o longa foi totalmente finalizado por nós, desde a supervisão de efeitos no set, até a criação de identidade visual. Mas o serviço que mais se destacou nesse projeto foi o Color Grading. Nosso colorista Fabinho Souza conta um pouco sobre como foi o processo.

Ele afirma que há dois cenários distintos no filme: um colorido, extremamente vivo, com movimento, mostrando a liberdade dos personagens e o outro, fechado, monótono, frio e relativamente sombrio. “Trabalhamos na cor desse filme para trazer uma atmosfera de contos de fadas. A vasta gama de tons da vegetação foi trabalhada em camadas para dar profundidade e o azul do céu recorta o horizonte, dando um toque especial ao nosso look e nos convidando de forma irresistível a mergulhar de cabeça na história”, conta Fabinho.

Segundo o colorista do projeto, apesar de ser uma obra extremamente viva, todo esse esplendor é quebrado em vários momentos, com o monocromático, construído em tons frios e pouco saturados. Como exemplo, na sala revestida com azulejos brancos com um único bancono meio, onde a nossa protagonista aparece algumas vezes conversando com o espirito do seu pai.

As noites são iluminadas somente por velas e para arrematar essa obra,a música nos ambienta em melodias calmas e impactantes, trazendo aatmosfera simples e interiorana, sem perder a essência proposta pelareflexão no enredo.

Fabinho afirma que, em conjunto com o olhar do fotógrafo Mauro Pinheiro Jr (“Ensaio Sob a Cegueira” e “Linha de Passe”), a janela da tela, em scope, foi inspirada num filme feito pela equipe anos atrás (Sudoeste), em preto e branco, trazendo um enquadramento diferenciado, ainda mais panorâmico que o scope padrão. Isso tudo faz do filme uma pintura, uma joia, enfeitando ainda mais o enredo silencioso e belo de se assistir.

O longa tem em seus cenários muito verde, paisagens e transformaçõesnas cores que te convidam a entrar na história, junto à atuação dos protagonistas e à fotografia, num mundo fantástico, porém verossímil: uma verdadeira obra de arte.

Beatriz Kaiser
March 7, 2019

10 Segundos

Read More

7 Things About Web Design Your Boss Wants To Know

Read More

Labirinto da Saudade

Read More

The Worst Advice We've Ever Heard About Web Design

Read More
X

Serviços

A O2 Pós opera no modelo “one-stop-shop”, acompanhando a parte visual dos projetos do início ao fim. Cada etapa do processo conta com um departamento próprio especializado naquele tipo de serviço. Isso permite equipes especialistas com alta qualidade e velocidade de entrega em diferentes etapas de Pós-Produção, como laboratório digital, ilha de edição, conform, cor, arte, efeitos visuais e deliveries. Cada departamento específico possui uma linha de produção segmentada de alta competência, com uma comunicação fluída entre as diferentes áreas de maneira que o processo aconteça com o menor número de erros possíveis.

3D VFX

Comp VFX

Motion

Color

Editing

Digital LAB

Conform

Deliveries

Q.C.

X

Arte

Visual Effects

Color Grading