Unicórnio

Longametragem - Correção de Cor

"Sobre cores, amores e um olhar artístico"

Envolto em uma atmosfera rústica e num cenário aconchegante, o longa-metragem “Unicórnio” nos envolve desde a primeira paisagem a aparecer, até a árvore recheada de frutos envenenados e os constantes silêncios melódicos, permeados por um show de luz e cor realçados por nossa pós-produção.

Sob a direção e roteiro de Eduardo Nunes, o longa é inspirado nos contos de Hilda Hilst, trazendo os artistas Patrícia Pilar, Bárbara Luz, Lee Taylor e Zé Carlos Machado como protagonistas. A história aborda as constantes mudanças e empecilhos que a jovem Maria (Bárbara Luz) sofre ao conviver com a mãe (Patrícia Leal) e um criador de cabras da redondeza (Lee Taylor), após seu pai (Zé Carlos Machado) ir embora de casa. Exibido no 19º Festival do Rio e no 68° Festival de Berlim, o longa foi totalmente finalizado por nós, desde a supervisão de efeitos no set, até a criação de identidade visual. Mas o serviço que mais se destacou nesse projeto foi o Color Grading. Nosso colorista Fabinho Souza conta um pouco sobre como foi o processo.

Ele afirma que há dois cenários distintos no filme: um colorido, extremamente vivo, com movimento, mostrando a liberdade dos personagens e o outro, fechado, monótono, frio e relativamente sombrio. “Trabalhamos na cor desse filme para trazer uma atmosfera de contos de fadas. A vasta gama de tons da vegetação foi trabalhada em camadas para dar profundidade e o azul do céu recorta o horizonte, dando um toque especial ao nosso look e nos convidando de forma irresistível a mergulhar de cabeça na história”, conta Fabinho.

Segundo o colorista do projeto, apesar de ser uma obra extremamente viva, todo esse esplendor é quebrado em vários momentos, com o monocromático, construído em tons frios e pouco saturados. Como exemplo, na sala revestida com azulejos brancos com um único bancono meio, onde a nossa protagonista aparece algumas vezes conversando com o espirito do seu pai.

As noites são iluminadas somente por velas e para arrematar essa obra,a música nos ambienta em melodias calmas e impactantes, trazendo aatmosfera simples e interiorana, sem perder a essência proposta pelareflexão no enredo.

Fabinho afirma que, em conjunto com o olhar do fotógrafo Mauro Pinheiro Jr (“Ensaio Sob a Cegueira” e “Linha de Passe”), a janela da tela, em scope, foi inspirada num filme feito pela equipe anos atrás (Sudoeste), em preto e branco, trazendo um enquadramento diferenciado, ainda mais panorâmico que o scope padrão. Isso tudo faz do filme uma pintura, uma joia, enfeitando ainda mais o enredo silencioso e belo de se assistir.

O longa tem em seus cenários muito verde, paisagens e transformaçõesnas cores que te convidam a entrar na história, junto à atuação dos protagonistas e à fotografia, num mundo fantástico, porém verossímil: uma verdadeira obra de arte.

Beatriz Kaiser
March 7, 2019

Marighella

Read More

Labirinto da Saudade

Read More

The Worst Advice We've Ever Heard About Web Design

Read More

10 Segundos

Read More
X

Serviços

A O2 Pós opera no modelo “one-stop-shop”, acompanhando a parte visual dos projetos do início ao fim. Cada etapa do processo conta comum departamento próprio especializadonaquele tipo de serviço. Isso permite equipes especialistas com alta qualidadee velocidade de entrega em diferentes etapas de Pós-Produção, como laboratório digital, ilha de edição, conform, cor, arte, efeitos visuais e deliveries. Cada departamentoespecífico possui uma linha de produção segmentada de alta competência, com umacomunicação fluída entre as diferentes áreas de maneira que o processo aconteçacom o menor número de erros possível.

3D VFX

Comp VFX

Motion

Color

Editing

Digital LAB

Conform

Deliveries

Q.C.

X

Arte

Visual Effects

Color Grading